É mimimi? Discutindo equidade de gênero nas Ciências Exatas sob o olhar do Ensino Superior

Autores

  • Ana Carolina Carius

Palavras-chave:

Engenharias, pesquisa quantitativa, dominação masculina

Resumo

O presente trabalho apresenta como objeto de estudo as relações de gênero nos cursos de engenharia, sob o recorte uma instituição de educação superior do estado do Rio de Janeiro. A partir dos estudos de Pierre Bourdieu sobre a dominação masculina, atrelou-se a teoria do sociólogo francês à realidade que se apresenta no cotidiano das salas de aula dos cursos em análise. Para tanto elenca-se como objetivo geral avaliar a inserção das mulheres nos seis cursos de engenharia da instituição participante da pesquisa. Para objetivos específicos, elenca-se coletar dados dos Censos da Educação Superior desde 2017 até a 2021 (último ano de dados disponíveis de forma pública) a respeito de ingressantes, matrículas e concluintes nos referidos cursos, sob o recorte das diferenças de gênero; avaliar, através de análise exploratória de dados, o fluxo ingressantes/concluintes nos seis cursos de engenharia da instituição de educação superior em questão, sob o recorte de gênero; identificar possíveis causas para os resultados quantitativos e qualitativos encontrados. Como metodologia da pesquisa se realizou um levantamento exploratório para o objeto de estudo, a partir de dados oficiais do governo brasileiro, com tratamento via Análise Exploratória de Dados para estes. Ao final do estudo pode-se concluir que há uma diferença substancial, do ponto de vista quantitativo, entre mulheres e homens nos cursos de engenharia e que a construção social de que às mulheres deve-se encaminhar tarefas do universo subalterno se verifica a partir dos resultados.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Carius, A. C. (2023). É mimimi? Discutindo equidade de gênero nas Ciências Exatas sob o olhar do Ensino Superior. REVISTA ENSINE, 1(1). Recuperado de https://journal.ensin-e.edu.br/rensine/article/view/1

Edição

Seção

Artigos