Juventudes: Fragilidades e potencialidades do existente

Autores

  • Francisco Juceme Rodrigues do Nascimento
  • Cintia Chung Marques Corrêa

Palavras-chave:

Sociedade, educação, linguagem, juventude, valores

Resumo

O presente trabalho apresenta uma releitura histórica e filosófica sobre a
formação juvenil e os desafios de uma educação que considera o jovem em sua
individualidade. Nessa perspectiva, buscamos analisar as contribuições de pensadores que procuraram entender a história das relações entre a sociedade e a novidade que chega em cada geração a partir dos sujeitos no processo de aprendizagem social, seja na ótica da permanência ou da mudança dos paradigmas compartilhados pela tradição. A pesquisa é de natureza bibliográfica, ancorada na abordagem qualitativa, visando compreender as contribuições de pensadores como Platão, Agostinho, Descartes, Hegel
e Heidegger. Por fim, sendo uma pesquisa com o objetivo educacional, destacamos caminhos reflexivos para os educadores de hoje e a emergente necessidade de considerar os estudantes em sua complexidade.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Rodrigues do Nascimento, F. J., & Chung Marques Corrêa, C. (2023). Juventudes: Fragilidades e potencialidades do existente. REVISTA ENSINE, 1(2). Recuperado de https://journal.ensin-e.edu.br/rensine/article/view/10

Edição

Seção

Artigos