Roteiros formativos para professores em ambientes virtuais no âmbito da teoria da distância transacional

Autores

  • Elcimar Virginio Pereira Malta
  • Phillipe Augusto Gomes Silva Bastos

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação à distância, Educação baseada em competências

Resumo

O presente trabalho é a proposta prática em educação, onde, seu objetivo é propor um roteiro formativo para que professores possam planejar aulas utilizando Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) diversos. Cremos que o aumento do acesso a cursos à distância tem favorecido aos estudantes no quesito de formação, mas é sintomático que os professores não possuem capacitação para enfrentar os desafios da Educação à distância, portanto, a proposta de formação por roteiros torna-se viável para buscar sua inserção no centro do debate e das técnicas desenvolvidas na formação nesta modalidade. O diálogo proposto por nós possui embasamento na teoria da distância transacional, que é entendida por um espaço físico e psicológico estabelecido entre discentes e docentes pela separação física desses grupos (MOORE, 1993). Sua metodologia está baseada no desenvolvimento de competências para a resolução de situações complexas na Educação a Distância proposta por Moretto (2014). Será explicitado como fator conclusivo a aplicabilidade dos campos teórico e metodológicos em tela onde será apresentado um conjunto de elementos relacionados à programação do curso ou agenda, conteúdos, formas de debate e propostas avaliativas por meio de um roteiro formativo para uma estruturação básica de aulas em ambientes virtuais.

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

Virginio Pereira Malta, E., & Gomes Silva Bastos, P. A. (2024). Roteiros formativos para professores em ambientes virtuais no âmbito da teoria da distância transacional . REVISTA ENSINE, 2(1). Recuperado de https://journal.ensin-e.edu.br/rensine/article/view/13

Edição

Seção

Artigos