A contribuição do conceito de inventio para a filosofia e o filosofar

Autores

  • Cainan Espinosa Gimenes

Palavras-chave:

Inventio, Filosofia, Filosofar, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo pretende mostrar a importância do conceito de inventio como
método de ensino para a filosofia e o filosofar. Por conseguinte, analisamos o que é a filosofia, partindo de uma análise fundamental para o ensino médio, entendendo a filosofia em uma relação afetiva. Nessa relação abrimos a questão para o pensar o ensino da filosofia, entendendo justamente a partir da invenção. A inventio em seu sentido clássico era entendido como a base para o início de uma boa argumentação, partindo de perguntas fundamentais. Assim, a busca por um caminho seguro ao conhecimento passa pela invenção, que compreende, no início das coisas, formular perguntas para a problemática filosófica. Nesse aspecto reside o papel preponderante do professor, sendo aquele que fornece elementos seguros aos alunos em formação. De modo que, assim, o ser humano atinge o que Kant entende por “maioridade” e autonomia intelectual.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Espinosa Gimenes, C. (2023). A contribuição do conceito de inventio para a filosofia e o filosofar. REVISTA ENSINE, 1(2). Recuperado de https://journal.ensin-e.edu.br/rensine/article/view/8

Edição

Seção

Artigos