Práticas pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado durante o Ensino Remoto Emergencial em Juiz de Fora-MG: Um estudo de caso

Autores

  • Cláudia Alvim
  • Lúcia Vaz de Campos Moreira

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Atendimento Educacional Especializado, Práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as práticas pedagógicas desenvolvidascom
estudantes matriculados no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola municipal de Juiz de Fora - MG, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) decorrente da Pandemia da Covid-19. Trata-se de pesquisa qualitativa, com estudo de caso. A investigação foi realizada em uma escola municipal de Juiz de Fora - MG escolhida por apresentar o maior número de estudantes matriculados no AEE. Os participantes da investigação foram: a equipe gestora (direção e coordenação pedagógica) e professores que trabalham com o público-alvo do AEE. Para a coleta de dados foram
construídos dois roteiros semiestruturados aplicados como entrevista. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, do tipo temático. Os resultados evidenciaram: a importância da escola enquanto ambiente físico e socializador, ocupando um relevante lugar de interação e mediação; que a utilização de tecnologias não é suficiente para garantir a aprendizagem, sobretudo quando não é acessível a todos; o papel fundamental da família dos estudantes no acompanhamento do processo de aprendizagem e como garantidora do contato e do vínculo com a escola; o valor da corresponsabilização e de um trabalho coletivo por parte de todos os professores que trabalham com os estudantes público-alvo do AEE. Conclui-se que as práticas realizadas durante o ERE não foram ideais, muitas vezes mostraram-se frágeis e precárias, mas houve uma mudança de comportamentos, atitudes e perspectivas, principalmente por parte dos docentes e das famílias envolvidas, visando a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Alvim, C., & Vaz de Campos Moreira, L. (2023). Práticas pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado durante o Ensino Remoto Emergencial em Juiz de Fora-MG: Um estudo de caso. REVISTA ENSINE, 1(2). Recuperado de https://journal.ensin-e.edu.br/rensine/article/view/9

Edição

Seção

Artigos