Sobre a Revista

A Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica é um periódico científico semestral  da Faculdade EnsinE (Juiz de Fora - MG) dedicado à divulgação de estudos, revisões e avanços no campo da cirurgia plástica. Nosso compromisso é fomentar a produção acadêmica e clínica de alta qualidade, promovendo discussões embasadas e inovadoras que contribuam para o aprimoramento técnico e científico da especialidade.

Acreditamos que a cirurgia plástica deve ser guiada pelo rigor científico, pela ética e pelo aperfeiçoamento contínuo, valorizando tanto a tradição da especialidade quanto as inovações que elevam o padrão de segurança e resultados para os pacientes. Assim, a Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica se posiciona como um espaço de referência para o debate crítico, a difusão do conhecimento e o fortalecimento da cirurgia plástica como ciência.

Periodicidade: semestral

Política de acesso livre: Esta revista oferece acesso livre a seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Neste mesmo sentido, a revista não cobra qualquer tipo de taxa (submissão, análise e publicação).

Conselho consultivo
O Conselho Consultivo é formado por avaliadores ad hoc.

Processo de avaliação: A avaliação dos artigos é realizada pelo método Double Blind Review, no qual cada manuscrito é avaliado por dois pareceristas, escolhidos pelas suas áreas de conhecimento. Após a submissão, o artigo é avaliado pelos pareceristas, que analisam e sugerem correções, quando necessário. O editor-chefe faz a análise final e decide pela recusa ou aceitação do artigo, sempre seguindo os pareceres dos especialistas avaliadores. A avaliação é cega, sem identificação dos autores e pareceristas ad hoc. São critérios mínimos para a emissão de parecer positivo: a) a originalidade da contribuição e a concordância com o escopo da revista; b) a metodologia adequada e válida; c) a análise rigorosa dos resultados e conclusões apoiadas pelos dados apresentados; d) o correto uso da língua portuguesa; e) o cumprimento com os critérios éticos de experimentação e da integridade em pesquisa.

Política de privacidade: Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.