Desenvolvimentismo no Brasil e Educação diante do paradigma neoliberal

Authors

  • Giovana Pedrette de Oliveira
  • Leandro Ribeiro da Silva

Keywords:

Desenvolvimentismo, Educação, Universidade Pública

Abstract

Este artigo analisa os conceitos de desenvolvimentismo aplicados ao contexto brasileiro, com ênfase na escolha neoliberal e na reestruturação do ensino superior a partir dos anos 1990. Por meio de uma revisão de literatura, investiga-se como o desenvolvimentismo moldou estratégias econômicas nos ciclos históricos do Brasil, destacando o Primeiro (Governo Vargas-JK) e o Segundo (Ditadura Militar) Ciclo Desenvolvimentista, de acordo Bielschowsky (2004). A pesquisa foca nas transformações do ensino superior, marcadas pela expansão do setor privado e pela adoção de políticas neoliberais a partir do final do século XX. Argumenta-se que, apesar da ampliação do acesso ao ensino superior, a qualidade da formação acadêmica e a produção científica sofreram impactos significativos (Bresser Pereira; Diniz, 2009). O estudo traz reflexões sobre o papel das universidades públicas no desenvolvimento econômico e social do Brasil, considerando os desafios contemporâneos enfrentados por essas instituições.

Published

2024-12-16

How to Cite

Pedrette de Oliveira, G., & Ribeiro da Silva, L. (2024). Desenvolvimentismo no Brasil e Educação diante do paradigma neoliberal. REVISTA ENSINE, 2(2). Retrieved from https://journal.ensin-e.edu.br/rensine/article/view/32

Issue

Section

Artigos