Letramento científico e a relação com a crença em teorias pseudocientíficas na educação superior: uma revisão de literatura

Authors

  • Rodrigo Saraiva Pinto Paiva Gouveia

Keywords:

ciência, problema da demarcação, letramento científico, pseudociência

Abstract

Letrar cientificamente os indivíduos tornou-se prática necessária para que a sociedade possa participar de forma consciente das mudanças que a ciência promove nos diversos campos de conhecimento. Na Educação Superior, essa percepção se torna especialmente importante, pois se tem a possibilidade de desenvolver o aluno durante sua formação na direção de adotar uma atitude crítica nas questões do cotidiano. Este fato poderia auxiliar a sociedade à evitar a disseminação de informações infundadas cientificamente, entre elas a pseudociência, que é um conjunto de crenças ou afirmações sobre o mundo que se considera equivocadamente como tendo base ou estatuto científico. Um aluno adequadamente letrado cientificamente poderia identificar uma crença pseudocientífica através do reconhecimento de seus limites com a ciência. Sendo assim, o presente artigo objetiva analisar a relação entre letramento científico e crença em pseudociências em cursos superiores através de uma revisão bibliográfica.

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Published

2025-08-24

How to Cite

Saraiva Pinto Paiva Gouveia, R. (2025). Letramento científico e a relação com a crença em teorias pseudocientíficas na educação superior: uma revisão de literatura. REVISTA ENSINE, 3(1). Retrieved from https://journal.ensin-e.edu.br/rensine/article/view/52

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Artigos