Estudo sobre alunos com TDAH de duas escolas públicas de Tabuleiro-MG: Relação família-escola mediada pela tecnologia

Autores

  • Claudinéia Xavier Gonçalves
  • Marcelo Mocarzel

Palavras-chave:

Família, Escola, TDAH, Tecnologia, Pandemia

Resumo

O presente artigo teve como objetivo compreender como se deu a relação entre família e escola, durante a pandemia do COVID-19, para a mediação por tecnologias de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH). Primeiramente, buscou-se conhecer sobre o TDAH, como o mesmo se encontra definido por autores, quais os sintomas presentes nos quadros psicopatológicos, e, como vem se desenvolvendo ao longo dos anos. Em seguida, discutiu-se a relação família e escola na contemporaneidade, bem como a influência da tecnologia nos processos educacionais. Por fim, foram analisadas entrevistas realizadas com famílias de duas escolas, uma municipal e outra estadual, do município de Tabuleiro, Minas Gerais, onde a pesquisa empírica foi realizada, compreendendo os principais desafios de alunos e familiares para o acompanhamento do processo educacional durante a pandemia. Concluiu-se que as práticas pedagógicas planejadas puderam contribuir para que os alunos se apropriassem dos conhecimentos e que as famílias puderam colaborar, ainda que com limitações, para que a aprendizagem ocorresse.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Xavier Gonçalves, C., & Mocarzel, M. (2023). Estudo sobre alunos com TDAH de duas escolas públicas de Tabuleiro-MG: Relação família-escola mediada pela tecnologia. REVISTA ENSINE, 1(1). Recuperado de https://journal.ensin-e.edu.br/rensine/article/view/2

Edição

Seção

Artigos