LIDERANÇA EDUCACIONAL OU TECNICISMO DA GESTÃO?
Palavras-chave:
educação, Tecnicismo, Matriz de Competências, GestãoResumo
Neste artigo, apresenta-se uma análise da Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, proposta pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação em 2021. Para atingir esse propósito, considerou-se a pesquisa documental adequada a investigação da minuta do documento que até o momento não foi apreciado pelo Conselho Nacional de Educação. A fim de verificar qual o perfil de liderança que se espera dos diretores escolares brasileiros. Os resultados mostraram que o documento está impregnado de uma visão gerencialista, ancoradas em premissas enunciadas pela Nova Gestão Públicas, predominantemente gerenciais, meritocráticas e uniformizadoras que não encaminha a perspectiva democrática na gestão escolar. Observou-se ainda que o documento analisado foi elaborado pelo MEC e tem orientação política voltada ao neoliberalismo e, no campo do conhecimento, à Epistemologia da Prática, portanto, não atende às necessidades formativas, curriculares, de gestão e inclusão.