Diversidades presentes: reconhecimentos e apagamentos da pluralidade na escola

Autores

  • Mirelli Aparecida Neves Zimbrão
  • Cristiane Moreira da Silva

Palavras-chave:

Diversidades, Psicologia educacional, Relações sociais

Resumo

Diversidade é tudo que não é homogêneo, que é diferente, múltiplo e se
apresenta de forma plural. A escola é um espaço de diversidades, estando presente todas as possibilidades de ser expressas no mundo, por meio de diversos grupos sociais, econômicos, culturais e subjetivos e as interseccionalidades entre eles. Problema: o que tem sido reconhecido como diversidade na escola e quais relações têm sido estabelecida? Objetivo: analisar através de uma revisão sistemática da literatura, quais diversidades têm sido reconhecidas no ambiente escolar. Resultados: o entendimento sobre diversidade está relacionado a regionalidade, alguns grupos não são
compreendidos como diversidade, ou não estão presentes em determinados contextos. Apesar de haver leis, resoluções e diretrizes que orientam a prática educacional em diversos aspectos, os diversos atores escolares, ainda enfrentam diversos obstáculos em torná-las realidade.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Neves Zimbrão, M. A., & Moreira da Silva, C. (2023). Diversidades presentes: reconhecimentos e apagamentos da pluralidade na escola. REVISTA ENSINE, 1(1). Recuperado de https://journal.ensin-e.edu.br/rensine/article/view/5

Edição

Seção

Artigos